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16 de agosto de 2018 abilita_admin

Marketing Tradicional x Marketing Digital: em qual devo investir?

Quando uma empresa começa a pensar em investir em comunicação, muitas vezes vemos surgir a clássica discussão sobre “Marketing Tradicional x Marketing Digital”.

 

Qual dos dois seria a melhor opção para o meu tipo de negócio? Quais resultados eles podem trazer e como posso mensurá-los? Quanto seria necessário para desenvolver ações em cada um deles?

 

São muitas as perguntas que rondam a cabeça de quem ainda não conhece a fundo essa duas maneiras de fazer marketing.

 

Mas não se preocupe! Estamos aqui justamente para ajudar a tirar essas dúvidas e auxiliar você a decidir qual é a melhor opção para o seu negócio.

 

Confira, abaixo, quais são os benefícios do Marketing Tradicional e do Marketing Digital e como eles podem se adequar à realidade da sua empresa!

 

Por que investir em Marketing Tradicional?

 

O Marketing Tradicional consiste no investimento que empresas fazem para se comunicarem com seus públicos por meio de canais offline, como a televisão, o rádio, materiais impressos e jornais.

 

Quem nunca saiu na rua e se deparou com publicidade em outdoors e panfletos ou sentou no sofá da sala para assistir novela e foi alvo de diversos anúncios?

 

Essas ações compõem o que a maioria das pessoas conhece como marketing e estão fortemente presentes no nosso dia a dia, mesmo que não estejamos dispostos a comprar o produto ou serviço anunciado.

 

Contudo, com a chegada do Marketing Digital, muitos pensaram que as campanhas offline ficariam de lado.

 

Mas o fato é que elas ainda funcionam e apresentam resultados excelentes para muitas organizações que sabem como e quando apostar nelas.

 

 

Principais benefícios do Marketing Tradicional

 

Uma das principais vantagens que cercam o Marketing Tradicional é a visibilidade que ele gera para as empresas que desejam alcançar um público amplo por meio de diferentes mídias.

 

Mesmo não sendo possível fazer uma segmentação tão específica e detalhada, sua publicidade pode funcionar muito bem caso você queira atingir pessoas com diferentes perfis e de todas as idades, como é o caso de marcas grandes como a Coca-Cola.

 

A faixa etária pode ser, inclusive, um fator determinante para a sua estratégia, uma vez que pessoas com mais idade nem sempre terão o costume de acessar a internet.

 

Então, como você venderia para elas se não fosse o Marketing Tradicional?

 

Além disso, as ações planejadas para os meios offline são tangíveis e, por isso, geram mais credibilidade para as pessoas que as campanhas online.

 

Os materiais que os consumidores recebem nas ruas, por exemplo, são considerados mais reais que os anúncios que eles vêem nas redes sociais e isso acaba gerando uma sensação de confiança.

 

Por mais que as campanhas de Marketing Tradicional pareçam ser mais caras inicialmente, é importante enfatizar que elas também são acessíveis a pequenas e médias empresas.

 

Não é necessário fazer um grande anúncio no horário nobre da televisão para alcançar o público desejado.

 

De acordo com o seu orçamento, as estratégias podem ser definidas e alinhadas para gerar resultados em meios que não exijam um alto custo.

 

Já pensou em investir na distribuição de materiais impressos, como flyers e folders, ou na entrega de brindes personalizados ao realizar uma nova venda?

 

Parecem ações simples à primeira vista, porém são ideias que podem alavancar o seu negócio se forem bem estruturadas e executadas.

 

Por que investir em Marketing Digital?

 

Por outro lado, ao mesmo tempo em que o Marketing Tradicional continua sendo uma opção interessante para muitas empresas, há uma outra área que vem crescendo e se estabelecendo cada vez mais na comunicação: o Marketing Digital.

 

Enquanto um está focado nos canais offline, o outro direciona suas ações para o meio digital, se concentrando em outros tipos de mídia, como sites, blogs e redes sociais.

 

Seu objetivo principal é construir relações duradouras, criando laços de confiança entre a marca e seu público-alvo.

 

Principais benefícios do Marketing Digital

 

Ao contrário do que dissemos anteriormente sobre o Marketing Tradicional, quando você investe em meios online há a possibilidade de segmentar seu público-alvo para atingir com precisão os clientes em potencial.

 

Cada campanha pode ser direcionada para um segmento específico, conversando com as pessoas certas e as alcançando em qualquer lugar.

 

Com isso, você gera resultados mais rápidos e pode mensurá-los com mais facilidade, adaptando as suas estratégias caso elas não estejam funcionando conforme o previsto ou precisem de melhorias.

 

O atendimento ao cliente e a interatividade também são dois pontos fortes que fazem o investimento em Marketing Digital valer a pena.

 

Afinal, por meio das suas redes sociais, ou outros canais digitais, você consegue receber feedbacks com mais facilidade, solucionar problemas dos clientes rapidamente e acompanhar suas reações em tempo real.

 

Se a sua campanha for muito boa, ela pode, inclusive, viralizar na internet e alcançar ainda mais pessoas sem que você tenha custos adicionais por isso!

 

Como começar a investir em canais digitais?

 

Antes de tomar qualquer decisão sobre o investimento em Marketing Digital, é preciso ter em mente que não se trata apenas de anunciar seu produto ou serviço nos canais digitais.

 

Como dissemos anteriormente, é preciso construir um relacionamento com o seu público e ganhar a sua confiança. Afinal, são milhares de marcas concorrendo em toda a web, não é mesmo?

 

Por isso, é necessário focar na produção de conteúdos que sejam atraentes e valiosos para o seu cliente em potencial.

 

Se você vai investir em um site, por exemplo, vale a pena montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo e implementar um blog para gerar informação de qualidade sobre o mercado em que está inserido.

 

Alinhado às estratégias para redes sociais, esse será o ponto de partida para transformar seus seguidores e visitantes em clientes.

 

Da mesma forma, você precisa se preocupar em ser encontrado no Google pelas pessoas que pesquisam assuntos relacionados aos seus produtos ou serviços.

 

Por isso, além de investir em links patrocinados, você deve levar em consideração a otimização do seu site e dos seus conteúdos por meio do Search Engine Optimization (SEO).

 

Pode parecer complicado à princípio, mas esses primeiros passos são essenciais para guiar a sua caminhada rumo ao sucesso nas mídias digitais.

 

 

Marketing Tradicional x Marketing Digital: qual a melhor opção?

 

Não existe uma fórmula que diga exatamente em quais meios você deve investir para receber os melhores resultados em comunicação.

 

A melhor opção para o seu tipo de negócio vai depender dos estudos feitos sobre o seu mercado, da pesquisa sobre o seu público-alvo e do planejamento, que levarão a estratégias bem definidas.

 

Quando você conhece o que as duas modalidades têm a oferecer, adquire uma base para trabalhar com uma delas ou as duas juntas.

 

Afinal, essa discussão sobre Marketing Tradicional x Marketing Digital não existe para que uma estratégia anule a outra, mas para que elas se complementem quando for possível.

 

Se você conseguir estruturar ações e inserir a sua marca em diversos meios de comunicação, ganhará mais credibilidade e alcançará mais pessoas.   

 

Com a ajuda de profissionais especializados nas duas áreas, esse processo se tornará mais simples e certamente seu negócio irá expandir e crescer o número de vendas mais rapidamente.

 

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